Benefícios da Dieta Low Carb


benefícios da dieta low carb

Há uma série de benefícios da dieta low carb com redução de carboidratos. Alguns deles têm sido intensamente estudados, enquanto outros têm sido relatados entre as pessoas que têm reduzido o carboidrato em suas dietas. Nem todo mundo vai ter todos estes benefícios, é claro. As pessoas que são mais sensíveis aos carboidratos (resistentes à insulina, síndrome metabólica e etc) são as mais susceptíveis de ter maiores benefícios.

Benefícios da deita low carb cientificamente demonstrado


Há muitos estudos, as vezes até antigos, que mostram resultados semelhantes. É por isso que eu me sinto seguro em dizer que estes resultados foram demonstrados, já que, se apenas fosse estudado um grupo com maior probabilidade de se beneficiar, em vez de uma amostra aleatória nós teríamos resultados que não representariam plenamente a realidade.

Perda de peso
Melhora nos triglicerídeos
Reduz a glicose no sangue para diabéticos e pré-diabéticos
O aumento da HDL (“bom” colesterol)
Melhora a sensibilidade à insulina
Diminuição da pressão arterial
Menor nível de insulina no sangue
Menor perda de massa muscular magra (quando somado aos exercícios)

Benefícios da deita low carb e as evidências preliminares 

Alguns estudos têm demonstrado estes benefícios de redução de carboidratos, mas mais estudos são necessários antes que uma declaração definitiva possa ser feita.

Melhorias na acne
Melhorias na Síndrome do Ovário Policístico
Melhorias na Síndrome do Cólon Irritável
Comumente relatado

Estes são alguns dos benefícios mais comumente reportados em fóruns sobre dietas low carb, grupos de apoio e pesquisas informais. (Alguns têm evidência científica preliminar, mas as melhorias mais subjetivas são mais difíceis de terem estudos.) Os dois primeiros são, de longe, o mais comumente relatados, e esses benefícios geralmente acontecem no final da primeira semana, embora às vezes seja preciso mais uma semana ou duas. Os resultados, obviamente, vão variar de um indivíduo para o outro.

Aumento de energia
Diminuição de azia
Redução drástica da vontade de comer doces
Maior concentração mental
Melhora do humor; emoções mais estáveis
Fim da compulsão por comida
Melhoria da higiene dental (menos placas dentárias; melhora na saúde da gengiva)
As vezes relatado

Estes são mais variáveis, em parte, dependente dos sintomas que pessoa está tendo. Mais uma vez, uma dieta low carb não pode, de modo algum, ser considerada uma cura para essas condições, já que isso não é uma pesquisa científica.

Esses casos só são relatados algumas vezes. Entretanto, merecem ser mencionados pois se tratam de efeitos que parecem vir logo após o inicio de uma dieta low carb.

Melhora da dor nos músculos ou articulações
Menos dores de cabeça
Gás intestinal reduzido
Melhoria na aparência da pele

Adote um estilo de vida low carb e viva de maneira mais saudável.
Veja também: receita de bolo de chocolate com 2 ingredientes